Atendo diariamente diversos clientes desconfortáveis por não possuírem renda fixa e estável. Estamos falando de médicos, advogados, nutricionistas, profissionais de venda, e outros tantos, que prestam serviços esporádicos.
Algo importante para iniciar o tema é a própria mudança do modelo de trabalho; cada vez mais, teremos profissionais prestando serviços de modo pontual, portanto, não se associando a uma única empresa ou fonte de renda.
As pessoas têm buscado um propósito de vida, e ele não necessariamente se encaixa em uma posição de empregado no regime de CLT.
Esta mudança no modelo de trabalho, deixarei para outro artigo e focarei aqui em como você, autônomo ou profissional liberal, pode se organizar financeiramente.
Como sua renda não é fixa, sugiro que projete-a com o histórico dos últimos 6 meses, incluindo meses de alta e baixa, pois esta média garantira que você não tenha surpresas em períodos de férias, feriados, redução da demanda de seus serviços ou até motivo de doença.
Lembre que você também deve tirar férias, pois todos necessitam cuidar da saúde física e mental, e suas férias deveriam ser gozadas em períodos de concentração de férias de seus clientes, visando a minimizar impacto na sua renda e no atendimento.
Adeque seu Orçamento mensal de Despesas a esta realidade, evitando atrasos ou inadimplência, que gerarão multas, juros e até cancelamento de algum serviço contratado.
Na projeção de Despesas, não se esqueça de eventos pontuais, como pagamento de IPVA, Seguros, Matrícula Escolar, que geralmente ocorrem em alguns meses do ano.
Após a organização do seu Fluxo de Caixa ou Orçamento, é importante focar na constituição de sua Reserva de Emergência, algo como entre 3 a 12 meses de suas despesas, evitando que, em períodos de menor demanda por seus serviços e/ou aumento de despesas extraordinárias, você utilize cheque especial, rotativo do cartão de credito ou obtenha créditos emergenciais com juros abusivos.
Sugiro também que organize seu tempo, que se trata de seu ativo mais importante, pois, caso você consiga cumprir sua agenda anteriormente programada, sobrará tempo para curtir sua família, se capacitar e até buscar aumento de sua própria renda.
Espero ter contribuído com estas dicas, e nos vemos em breve
Forte abraço!