Brand Saude Empresa

brand saúde

No primeiro artigo que escrevi, mencionei brevemente sobre a necessidade de se fazer um mapeamento da situação financeira do cliente, ou seja, Anamnese.

Neste novo artigo, descreverei como funciona este processo:

  1. Apurar o total de seus rendimentos e despesas (não e necessário neste momento ter todos os detalhes)
  2. Identificar se mensalmente você consegue investir e pagar suas despesas, sem ficar no vermelho
  3. Como esta constituído o seu patrimônio? Tem dinheiro em aplicações financeiras, previdência, conta corrente e, por outro lado, dívidas e financiamentos?
  4. Qual a rentabilidade média de seus investimentos? (A instituição financeira deveria lhe fornecer este dado)
  5. Caso você faleça inesperadamente, seu cônjuge, filhos ou dependentes financeiros têm condições de arcar com o custo de vida remanescente, como educação dos filhos até a faculdade e custos de inventário?
  6. Possui seguro ou plano de saúde, seguro do imóvel e do carro?
  7. Conseguiu constituir reserva de emergência (que seria um montante disponível para cobrir suas despesas pelo período de 3 a 12 meses)?
  8. Possui projetos de vida, como pagar estudos no exterior, comprar imóvel, abrir um negócio? Caso sim, tem alguma reserva financeira para realizar este sonho?
  9. Já desejou chegar a determinada idade com uma renda mensal garantida, proveniente de aplicações financeiras, aluguéis ou outros, e que esta renda cobrisse suas contas mensais?

Estes são exemplo de perguntas que faço durante a anamnese de meus clientes e que direcionam os próximos passos.

Caso não tenha resposta para alguma das perguntas acima, não se desespere! O mais importante é começar a refletir sobre elas e garantir que conquiste sua independência financeira o quanto antes.

Forte abraço!