Corona Vírus – Os Planos de Saúde vão cobrir?
Em 31 de dezembro de 2019 o governo chinês fez o primeiro alerta sobre o surgimento de um novo Corona Vírus. Desde então o número de casos de infecção por Corona Vírus tem aumentado em todo mundo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia 15 março o Brasil tinha 200 casos confirmados de infecção por Corona Vírus e mais 1.913 de casos suspeitos em 25 estados e no Distrito Federal.
Os Planos de Saúde vão cobrir o exame para detecção e o tratamento para os infectados pelo Novo Corona Vírus?
A boa notícia é que a ANS publicou no último dia 13 de março uma Resolução que inclui os métodos diagnósticos e de tratamento para o Novo Corona Vírus .
É preciso, no entanto, fazer as seguintes considerações:
O teste (método diagnóstico) para detecção do Novo Corona Vírus deverá ser coberto pelos Planos de Saúde de todas as segmentações: ambulatorial, hospitalar ou referência.
Quanto à cobertura do tratamento, deve-se observar a segmentação do Plano de Saúde. Os Planos de Saúde com a segmentação Hospitalar não cobrem outros exames ou consultas médicas em regime ambulatorial para o tratamento da infecção pelo Novo Corona Vírus. Já os Planos com a segmentação Ambulatorial não cobrem as internações.
Se o seu plano é completo, ambulatorial e hospitalar (com ou sem obstetrícia) não se preocupe, seu Plano vai cobrir todo tratamento.
Um último aspecto deve ser considerado: De acordo com a ANS o teste será coberto para os beneficiários de planos de saúde cuja infecção seja Suspeita ou Provável, de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.
No mais a prevenção é sempre o melhor remédio. Siga as recomendações do Ministério da Saúde:
Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Evite aglomerações se estiver doente.
- Mantenha os ambientes bem ventilados.
- Não compartilhe objetos pessoais.