A sua saúde física e mental está diretamente relacionada à sua condição financeira. Quer saber por quê?
Um estudo feito recentemente pelas Universidades do Arizona e Virginia sobre o efeito negativo do descontrole financeiro nas pessoas concluiu que 82% dos entrevistados tiveram algum problema de saúde causado pela sua situação financeira.
Estresse profundo, preocupação, nervosismo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e insônia foram as principais doenças causadas pela falta de organização financeira.
Assim como todos deveriam fazer um check-up médico periódico, o mesmo se aplica à necessidade de um check-up financeiro.
Neste caso, bem como nos cuidados com a saúde física, a melhor ação é a prevenção, visto que geralmente é mais eficiente evitar a doença ou tratá-la antes de se agravar.
O descontrole financeiro não só causa doenças, como também inviabiliza tratamentos médicos adequados, visto que temos um Sistema de Saúde Público falho, e os custos relacionados pelo sistema particular são proibitivos.
Para cuidar de sua saúde financeira, você pode – e deve – pedir ajuda. A primeira providência é buscar um profissional recomendado, que possua conhecimento adequado e atue com credibilidade e confidencialidade, buscando preservar seu patrimônio financeiro e não permitir que você seja exposto publicamente.
Este profissional é conhecido como Consultor de Planejamento Financeiro Pessoal, que fará uma Anamnese de suas Finanças, apresentando a você quais são seus pontos fortes e oportunidades, bem como qual o Plano de Ação mais adequado para equacionar sua situação.
Nos próximos textos, darei detalhes de como pode ser feita esta Anamnese e o que ela abrange, além de dicas sobre finanças. Continuem nos visitando no blog da Brand Saúde.
Agradeço à Natasha pelo convite para escrever nesta coluna e espero contribuir com a melhoria da saúde financeira de todos os leitores.
Forte abraço e até os próximos artigos!