Networking? Sim, é para todos.

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O texto de hoje é para provocar e encorajar aqueles que acham que networking não é pra qualquer um. Será que não? 

Eu trabalho desenvolvendo relacionamentos e gerando novos negócios. Naturalmente, construí ao longo de minha carreira uma ampla rede de contatos, com os quais, na maioria, ainda mantenho… contato.

Sou ativo, envio parabéns pelo Linkedin, seja numa data de aniversário, seja por uma promoção de cargo. Compartilho notícias do dia por WhatsApp das empresas em que meus amigos trabalham. 

Estranho? E você acha que todos leem diariamente? Lógico que não! Temos que ser mais rápidos, temos que estar sempre em movimento.

Network é, via de regra, traduzida como “rede de contatos”. Networking, portanto, é construir essa rede.

O que muitos não enxergam, ainda, é que na própria palavra tem o termo work = trabalho. Então, TRABALHE seus contatos a favor do seu negócio. 

Não podemos ter receio, ou medo, e achar que estamos sendo cara-de-pau quando ligamos ou escrevemos para outrem solicitando qualquer tipo de ajuda.

Relacionar-se com frequência ajuda a desenvolver mais e novas interlocuções dentro das empresas. 

Costumo dizer que, se uma pessoa trocou um cartão de visitas com você ou te aceitou como conexão nas redes sociais, esse contato passar a ser seu. Portanto USE! Mas saiba usar e entenda que nem sempre terá sucesso.

Hoje mesmo, eu liguei para uma pessoa que conheci há anos. Na época, eu trabalhava numa consultoria de marca, e ela, numa das maiores empresas de planos de saúde do Brasil.

Atualmente, ela trabalha numa empresa de autopeças, e eu, com a minha, a 18ConnAction. Liguei, relembrei nosso histórico de relacionamento, pedi para que me conectasse com o CFO da empresa. 

Por solicitação dela, enviei um e-mail descrevendo meu objetivo, e ela se comprometeu em direcionar minha mensagem internamente. 

Minha mensagem chegará no diretor financeiro? Talvez eu nunca saiba. Receberei uma resposta daqui a umas duas semanas? Pode ser que eu tenha que ligar novamente para ela e fazer um follow-up. 

Networking exige paciência e bom senso. Leva tempo. Pode se obter êxito, ou não. E faz parte.

O que não faz sentido é deixar de usar seus contatos, independente da distância que eles tenham, para que você vá atrás de seus objetivos comerciais, de negócio.

Reforço: networking é o meio para que você trabalhe em constante movimento, relacionando-se sempre, e buscando melhor aproveitar melhor sua rede para que tenha sucesso nas suas conexões. 

Como escrever, quando escrever, se por e-mail ou por WhatsApp, ou até pelo Linkedin, você deverá ter o discernimento para qualificar o melhor formato. Ou ligue, não escreva! O tempo urge e, na ligação, você poderá sentir se, em português claro, “vai ou não vai”! 

Participe também de eventos que, cada vez mais, estimulam as conexões com pessoas desconhecidas. 

Outro exemplo interessante: há alguns anos, fui em um evento à noite, na hora do jantar. No intervalo, forçavam a formação de rodas com no máximo 10 pessoas e, no meio delas, pizzas e refrigerantes.

Uns mastigavam, outros trocavam cartões, outros saíram de lá com reuniões (ou cafés) já com agenda marcada para o dia seguinte.

Mas vamos ser razoáveis: é fato que tem pessoas que se sentem mais confortáveis para isso, outras menos. Não tem certo, não tem errado. O que não pode acontecer é ficar na zona de conforto. 

Saia dela, vá em frente, enfrente! Sabe por quê? Não se namora quem não se conhece.

Bom, termino por aqui e espero, mesmo, que eu possa minimamente ter despertado o interesse em vocês a começar.

Me liga amanhã? 😉

Um grande abraço a todos.

Marcos Laredo

Marcos Laredo

Fundador & Client Executive Director da 18ConnAction. Inquieto e dinâmico para fazer negócios. Apaixonado por pessoas. Graduado em Administração de empresas com ênfase em Marketing pela ESPM e Pós Graduado pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG). No mercado há mais de 20 anos, adquiriu toda sua experiência em grandes empresas na área de desenvolvimento de negócios; bancos, consultorias, varejo e empresa de meios de pagamento: Serasa Experian, Itaú-Unibanco, C&A, EY, Interbrand, Kantar, Acesso.

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