Como o profissional autônomo ou liberal pode se organizar financeiramente

0
COMPARTILHAMENTOS
49
VISUALIZAÇÕES

Atendo diariamente diversos clientes desconfortáveis por não possuírem renda fixa e estável. Estamos falando de médicos, advogados, nutricionistas, profissionais de venda, e outros tantos, que prestam serviços esporádicos.

Algo importante para iniciar o tema é a própria mudança do modelo de trabalho; cada vez mais, teremos profissionais prestando serviços de modo pontual, portanto, não se associando a uma única empresa ou fonte de renda.

As pessoas têm buscado um propósito de vida, e ele não necessariamente se encaixa em uma posição de empregado no regime de CLT.

Esta mudança no modelo de trabalho, deixarei para outro artigo e focarei aqui em como você, autônomo ou profissional liberal, pode se organizar financeiramente.

Como sua renda não é fixa, sugiro que projete-a com o histórico dos últimos 6 meses, incluindo meses de alta e baixa, pois esta média garantira que você não tenha surpresas em períodos de férias, feriados, redução da demanda de seus serviços ou até motivo de doença.

Lembre que você também deve tirar férias, pois todos necessitam cuidar da saúde física e mental, e suas férias deveriam ser gozadas em períodos de concentração de férias de seus clientes, visando a minimizar impacto na sua renda e no atendimento.

Adeque seu Orçamento mensal de Despesas a esta realidade, evitando atrasos ou inadimplência, que gerarão multas, juros e até cancelamento de algum serviço contratado.

Na projeção de Despesas, não se esqueça de eventos pontuais, como pagamento de IPVA, Seguros, Matrícula Escolar, que geralmente ocorrem em alguns meses do ano.

Após a organização do seu Fluxo de Caixa ou Orçamento, é importante focar na constituição de sua Reserva de Emergência, algo como entre 3 a 12 meses de suas despesas, evitando que, em períodos de menor demanda por seus serviços e/ou aumento de despesas extraordinárias, você utilize cheque especial, rotativo do cartão de credito ou obtenha créditos emergenciais com juros abusivos.

Sugiro também que organize seu tempo, que se trata de seu ativo mais importante, pois, caso você consiga cumprir sua agenda anteriormente programada, sobrará tempo para curtir sua família, se capacitar e até buscar aumento de sua própria renda.

Espero ter contribuído com estas dicas, e nos vemos em breve

Forte abraço!

Luciano Wajchenberg

Luciano Wajchenberg

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças, certificação CFP e Especialização em Finanças Pessoais, tem mais de 15 anos de experiência em instituições financeiras e empresas multinacionais. É consultor independente de Planejamento Financeiro Pessoal, atendendo famílias e indivíduos que buscam uma vida financeira mais saudável e que desejem tornar-se independentes, ou seja, tomar decisões de vida e atingir seus sonhos, sem se preocupar com a gestão financeira. Professor do MBA de Oftalmologia da Unifesp, também faz palestras e cursos customizados para grupos ou empresas. Associado da plataforma de mentoria Knowe.co e membro consultor de GLG, Thirdbridge, Coleman e Guidepoint.

Próximo Artigo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Peça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúde

Dicas sobre planos de saúde

Leia mais

Entre na sua conta abaixo

Preencha o formulário para registrar-se

Recuperar senha

Favor inserir seu usuário ou email para alterar a senha.