Como se organizar financeiramente

15
COMPARTILHAMENTOS
23
VISUALIZAÇÕES

No primeiro artigo que escrevi, mencionei brevemente sobre a necessidade de se fazer um mapeamento da situação financeira do cliente, ou seja, Anamnese.

Neste novo artigo, descreverei como funciona este processo:

  1. Apurar o total de seus rendimentos e despesas (não e necessário neste momento ter todos os detalhes)
  2. Identificar se mensalmente você consegue investir e pagar suas despesas, sem ficar no vermelho
  3. Como esta constituído o seu patrimônio? Tem dinheiro em aplicações financeiras, previdência, conta corrente e, por outro lado, dívidas e financiamentos?
  4. Qual a rentabilidade média de seus investimentos? (A instituição financeira deveria lhe fornecer este dado)
  5. Caso você faleça inesperadamente, seu cônjuge, filhos ou dependentes financeiros têm condições de arcar com o custo de vida remanescente, como educação dos filhos até a faculdade e custos de inventário?
  6. Possui seguro ou plano de saúde, seguro do imóvel e do carro?
  7. Conseguiu constituir reserva de emergência (que seria um montante disponível para cobrir suas despesas pelo período de 3 a 12 meses)?
  8. Possui projetos de vida, como pagar estudos no exterior, comprar imóvel, abrir um negócio? Caso sim, tem alguma reserva financeira para realizar este sonho?
  9. Já desejou chegar a determinada idade com uma renda mensal garantida, proveniente de aplicações financeiras, aluguéis ou outros, e que esta renda cobrisse suas contas mensais?

Estes são exemplo de perguntas que faço durante a anamnese de meus clientes e que direcionam os próximos passos.

Caso não tenha resposta para alguma das perguntas acima, não se desespere! O mais importante é começar a refletir sobre elas e garantir que conquiste sua independência financeira o quanto antes.

Forte abraço!

Luciano Wajchenberg

Luciano Wajchenberg

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Finanças, certificação CFP e Especialização em Finanças Pessoais, tem mais de 15 anos de experiência em instituições financeiras e empresas multinacionais. É consultor independente de Planejamento Financeiro Pessoal, atendendo famílias e indivíduos que buscam uma vida financeira mais saudável e que desejem tornar-se independentes, ou seja, tomar decisões de vida e atingir seus sonhos, sem se preocupar com a gestão financeira. Professor do MBA de Oftalmologia da Unifesp, também faz palestras e cursos customizados para grupos ou empresas. Associado da plataforma de mentoria Knowe.co e membro consultor de GLG, Thirdbridge, Coleman e Guidepoint.

Próximo Artigo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Peça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúde

Dicas sobre planos de saúde

Leia mais

Entre na sua conta abaixo

Preencha o formulário para registrar-se

Recuperar senha

Favor inserir seu usuário ou email para alterar a senha.