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Cancelamento do plano de saúde: 4 problemas sofridos pelo beneficiário

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Existem vários fatores que levam o beneficiário ao cancelamento do plano de saúde. Listamos alguns deles para que você fique atento na hora de assinar o contrato. É interessante realizar pesquisas e ter ajuda de um profissional para não fazer a escolha errada.

1º Atendimento negado

Os planos de saúde tem obrigação de oferecer ao beneficiário todo o tipo de atendimento previsto de Lei 956/98, sempre respeitando os limites definidos pelo contrato. Consultas, exames, procedimentos especiais, terapias, internações clínicas e cirúrgicas, sempre que constantes do Rol de Procedimentos da ANS devem ter atendimento. Negativas não justificadas podem motivar o beneficiário a romper o contrato com a Operadora.

2º O reajuste

Atualmente muitas pessoas cancelam os planos de saúde por conta do valor. É claro que essa informação sobre aumento das mensalidades é prevista no contrato, mas em determinado momento o beneficiário percebe que o preço pago já não condiz com a cobertura oferecida ou simplesmente a despesas com o plano de saúde não cabe mais no orçamento familiar ou da empresa.
Uma ótima opção nesse caso é consultar um corretor, para que ele analise a sua situação e encontre um novo plano de saúde que se encaixe no seu bolso e atenda às suas necessidades.

3º Dificuldade em marcar consultas

Um outro fator que leva o beneficiário a fazer o cancelamento do plano de saúde é o tempo que leva para marcar uma consulta, exames ou até mesmo a liberação para exames ou tratamentos.
A ANS determina os seguintes prazos:
  • 7 dias para consultas básicas;
  • 14 dias para consultas de especialidades;
  • 3 dias para exames laboratoriais;
  • 21 dias para internação;
  • Atendimento imediato para urgências e emergências.
É possível consultar no site da ANS a avalição das operadoras de saúde que não cumpriram esses prazos nos últimos meses, isso irá ajudar você no momento da escolha.

4º Motivo do cancelamento do plano de saúde – Descredenciamento

É comum que os beneficiários já tenham as suas preferências de hospitais, médicos e clínicas. Quando há o descredenciamento, o paciente acaba se sentindo “lesado” e prefere optar pelo cancelamento do plano de saúde atual e procurar por outro que tenha credenciamento nos locais de predileção.
Uma saída neste caso é consultar um corretor antes de realizar o cancelamento, para que ele possa encontrar um plano que seja equivalente ao seu, para que você não fique na mão.

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