Reajustes menores dos Planos de Saúde para pequenas e médias empresas – PME

0
COMPARTILHAMENTOS
174
VISUALIZAÇÕES

Em 2019, as Seguradoras e Operadoras de Planos de Saúde aplicaram os menores reajustes sobre os planos de saúde para Pequenas e Médias Empresas (PME) em 5 anos, mas os reajustes ainda são altos.

Os planos de saúde para Pequenas e Médias Empresas (PME) são uma alternativa mais barata que os planos coletivos por adesão por meio das administradoras, a Qualicorp, por exemplo, e também uma alternativa aos planos de saúde individuais e familiares, cadas vez mais raros. 

Os planos de saúde empresariais ou PME podem ser reajustados de acordo com os cálculos das próprias seguradoras e operadoras de planos de saúde. O mesmo não ocorre com os planos individuais e familiares, esses têm o percentual máximo de reajuste definido pela ANS – Agência Nacional de Saúde.

A Bradesco Saúde, por exemplo, aplicou um reajuste de 13,18% nas mensalidades dos clientes PME, o menor entre as maiores operadoras, mostrando uma forte tendência de queda.  O maior reajuste foi o da Amil, que reajustou em 17,98% sua carteira PME. SulAmérica Saúde e GNDI – Grupo Notre Dame Intermédica reajustaram suas carteiras em 14,86% e 15,97% respectivamente.

O reajuste médio dessas 4 grandes operadoras (Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica Saúde e Intermédica) foi o menor em 5 anos, 15,5%.

Há inúmeros fatores que explicam a queda nos reajustes, o primeiro, e talvez mais importante, talvez seja a retração que o setor de saúde suplementar sentiu nos últimos anos. Entre 2010 e 2014, os planos de saúde aumentaram sua base de clientes em quase 8 milhões de novos beneficiários, chegando, em 2014, ao seu maior patamar, com 50,5 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos.

A partir de 2015, houve uma forte redução na quantidade de beneficiários de planos de saúde privados, chegando a cerca de 47 milhões em 2019, uma redução de mais de 3 milhões de clientes em 5 anos. Essa movimentação vem pressionando as operadoras a aplicarem reajustes menores.

Um segundo fator foi a intensificação das ações para redução dos custos assistenciais, especialmente as internações e demais gastos com hospitais e laboratórios. Um novo modelo de contratos entre planos de saúde e hospitais vem se consolidando.

À medida que a oferta de planos de saúde individuais e familiares foi praticamente desaparecendo, os planos de saúde para pequenas e médicas empresas se tornou a melhor alternativa para as famílias e empresas que necessitam de cobertura em hospitais de primeira linha. É fundamental, portanto, que a questão dos reajustes para os planos PME seja equacionada.

Banner para consultoria Brand Saúde sobre planos de saúde
Equipe Brand Saúde

Equipe Brand Saúde

A equipe da Brand Saúde está sempre ao seu lado, seja para escolher o melhor plano de saúde, seja para trazer informações relevantes para você. Reunimos nossa experiência aqui para deixar você sempre bem orientado, com transparência e respeito.

Próximo Artigo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Peça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúde

Dicas sobre planos de saúde

Leia mais

Entre na sua conta abaixo

Preencha o formulário para registrar-se

Recuperar senha

Favor inserir seu usuário ou email para alterar a senha.