O esporte é uma parte muito importante do desenvolvimento da criança, facilitando o aprendizado de conceitos básicos da vida, como saber esperar a vez, compartilhar a atenção de colegas e professores, reconhecer e incentivar o esforço e o sucesso dos companheiros, e ficar feliz com as vitórias dos amigos.

O esporte não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como cumprimento do desejo dos pais de transformar seus filhos em atletas. A criança tem que gostar do que faz e se divertir com o esporte que escolher.
Entre os três e os seis anos de idade, a criança deve começar a ter contato com o esporte de maneira prazerosa, como se fosse uma brincadeira. Ela deve aprender a correr, saltar e pular, pedalar e praticar alguma atividade física em grupo, sem nenhum compromisso maior.
Nessa idade, a criança deve experimentar várias modalidades esportivas, sem obrigação de aprender suas técnicas específicas com excelência. Com aproximadamente oito anos, é bom deixar que ela se oriente e direcione para determinado esporte, de acordo com suas habilidades, vontades e preferências. Deve ser uma decisão natural da criança.
Lembre que é fundamental o incentivo dos pais na vida esportiva das crianças, fornecer condições e criando rotina sólida para os pequenos. O esporte deve ser um hábito prazeroso e presente na vida das crianças.
E aí, seu filho esta praticando alguma atividade?
Tão importante quanto a criança se divertir e gostar do esporte é saber que ela está com professores altamente qualificados e apaixonados por crianças. Por isso, aproveito para deixar um convite: venha até a BJJ Kids School, na Vila Leopoldina, para conhecer os benefícios do Jiu-Jitsu infantil.
Se seus filhos ainda não tiverem escolhido o esporte deles, estamos esperando vocês aqui!