Nutrição: já ouviu falar de “mindful eating”?

25
COMPARTILHAMENTOS
47
VISUALIZAÇÕES

O Mindful Eating, também conhecido como “comer com atenção plena”, vem sendo muito discutido. Já parou pra pensar que nunca estamos vivendo o presente? Constantemente, nos encontramos presos ao passado ou preocupados com o futuro! Isso se aplica a diversas áreas da nossa vida, inclusive à alimentação. 

A correria do dia a dia traz a necessidade de se alimentar de maneira prática e rápida. É muito comum usar o horário do almoço para reuniões ou até mesmo comer qualquer coisa da gaveta só para poupar tempo. O grande problema é que, dessa forma, acabamos comendo de maneira inconsciente. 

O Mindful Eating é uma prática que te auxilia a estar presente no momento da refeição. É muito importante que este seja tranquilo e sem distrações. Isso significa que celular, televisão ou trabalho durante as refeições devem ser deixados de lado.

É importante para sua saúde fazer pequenas pausas entre as garfadas para analisar o processo, se conectar com os seus sinais de fome e de saciedade, entender o seu apetite e acalmar o seu dia. Claro que, com isso, surge um comer mais consciente e, consequentemente, mais saudável.

Outra dica é preparar o ambiente da refeição: se for comer em casa, evite comer em pé e prepare a mesa de uma maneira convidativa! Isso aumenta o prazer ao comer. Esteja sozinho ou rodeado de boas companhias, com conversa leve, que não te impeça de prestar atenção no seu prato. 

O objetivo do Mindful Eating é ressignificar a comida no seu dia a dia. É um processo que demanda paciência e ajuda profissional. Se proponha a começar com algumas refeições na semana: visualize seu prato, sinta o cheiro, preste atenção na textura e deguste com calma. Faz uma enorme diferença!

Julie Soihet

Julie Soihet

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo (CRN-3 54883/P), especialista em Comportamento Alimentar pela Faculdade Gaúcha, aprimorada em Transtornos Alimentares pelo Ambulim/HCFMUSP e Voluntária do Ambulatório de Comer Compulsivo do Ambulim/HCFMUSP. Atualmente, atua em consultório no atendimento de pacientes com transtorno alimentar e/ou que desejam melhorar sua relação com a comida e com o corpo, ressignificando crenças e mitos relacionados à alimentação.

Próximo Artigo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Peça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúdePeça o contato dos especialistas em planos de saúde

Dicas sobre planos de saúde

Leia mais

Entre na sua conta abaixo

Preencha o formulário para registrar-se

Recuperar senha

Favor inserir seu usuário ou email para alterar a senha.