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Mitos e verdades sobre alimentação e exercícios

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Que atividade física é fundamental para a saúde de todos, isso já é comprovado. Melhora nosso metabolismo, imunidade, força muscular e óssea, evita uma série de doenças, como diabetes, depressão, sobrepeso , entre outros benefícios.

Tais benefícios têm sido amplamente divulgados e, com isso, muita polêmica sobre como otimizar seu treinamento, perder mais gordura, ficar mais rápido e forte.

Mesmo respeitando as diretrizes de nutrição, nutrição esportiva e medicina do esporte, existe um fator muito importante: a individualidade biológica de cada pessoa. Ou seja, a receita não é sempre igual para todo mundo. Existem diferentes metabolismos, gastos energéticos, necessidades, etc.

Para esclarecer algumas dúvidas nesse sentido, listei 3 perguntas que escuto muito para compartilhar com vocês minha opinião.

1. Treinar em jejum ajuda a emagrecer?

Sim e não. O carboidrato é a principal fonte de energia e, quando em falta, nosso organismo busca energia de outras fontes, como gordura e proteína muscular. Se o treino for de intensidade leve à moderada, essa estratégia pode até favorecer esse processo. Porém, alguns pontos devem ser considerados:

O que realmente emagrece é o saldo negativo entre o que você ingere e o que seu organismo gasta durante o dia. A quantidade de gordura queimada durante um treino leve em jejum pode até ser ligeiramente maior, porém, tudo indica que seu organismo tentará compensar essa falta de energia em outros momentos do dia: aquela fome no final da tarde ou a falta de energia durante o dia.

Essa estratégia pode desacelerar o metabolismo basal e, dessa forma, seu organismo fica menos eficiente em queimar calorias.

Em treinos intensos, precisamos de energia rápida, e esta só consegue ser disponibilizada na forma de glicose, vinda do carboidrato. Ou seja, sua qualidade de treino será prejudicada, e, consequentemente, você queimará menos calorias.

Resumindo, treinos em jejum de fato fazem o corpo queimar (muito pouco) mais de gordura, todavia, podem prejudicar a qualidade de seu treino, e muito provavelmente você compensará essas calorias em outro momento do dia. Quando o objetivo é performance, então, essa estratégia pode ser bastante prejudicial ao desempenho.

2. Não comer carboidrato depois das 18 horas ajuda? É correto?

O que realmente emagrece é o saldo negativo entre o que você ingere e o que seu organismo gasta. O mais inteligente, então, é tornar nosso metabolismo eficiente nesse processo. Dietas muitos restritas podem desacelerar o metabolismo e, assim, quando você começar a comer normalmente de novo, suas chances de engordar serão maiores. Essa estratégia só é eficiente se pensarmos que, para perder peso, precisamos muitas vezes diminuir o que comemos. Sendo o carboidrato um nutriente de rápida digestão e absorção, investir em um proteínas, fibras e gorduras de boa qualidade é mais interessante para a saciedade. Ou seja, você comerá menos e sentirá menos fome. O ideal é o equilíbrio dos macro e micronutrientes durante todo o dia. Você pode optar por carboidratos integrais, em quantidades certas para suas necessidades

3. Quem pode usar suplemento? Qual a maneira correta de usar? E quando usar?

Suplementos, como o próprio nome diz, servem para suplementar, complementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação. Alguns são realmente eficientes (os ergogênicos) para ganho de massa muscular, melhora no desempenho esportivo ou auxílio na redução de gordura corporal. Mas nada funciona se o seu treino não for eficiente, se não houver equilíbrio entre o que você come, o que suplementa e o que “gasta”. Em excesso, ou indiscriminadamente, podem ser prejudiciais à saúde ou inadequados para seu objetivo.

4. Beber água durante o treino atrapalha o desempenho?

Exatamente o contrário. Um pequeno grau de desidratação já é suficiente para prejudicar o desempenho esportivo e causar cansaço extremo durante o dia todo. Desidratações mais severas pode causar prejuízos mais graves, como tonturas e desmaios.

Liane Schwarz

Liane Schwarz

Liane Schwarz. Formada em Educação física e nutrição. Especialista em nutrição esportiva pela EFEE-USP. Triatleta desde 1997, tendo competido em diversas distâncias, como Ironman e Maratonas. Nutricionista de equipes esportivas de vários esportes: corrida, natação, triatlo, ciclismo, lutas, academia.

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